Título Original: Hobson's Choice
Ano produção: 1954
Dirigido por: David Lean
Estreia: 19 de Abril de 1954 ( Mundial )
Duração: 108 minutos
Gênero: Comédia - Drama - Romance
Países de Origem:Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte
Elenco:
Charles Laughton -----------------------Henry Horatio Hobson
Brenda De Banzie ------------------------Maggie Hobson
Daphne Anderson ------------------------------Alice Hobson
Derek Blomfield ----------------------Freddy Beenstock
Dorothy Gordon -----------------------------Ada Figgins
Sinopse
Um viúvo, Henry Horatio Hobson (Charles Laughton), é dono de uma sapataria, que produz modelos exclusivos e tem uma boa clientela. Há duas razões para o negócio se manter: a primeira é Willie Mossop (John Mills), que apesar de ser analfabetoé um gênio nato para trabalhar com o couro, e a segunda é Maggie Hobson (Brenda De Banzie), a mais velha das filhas de Hobson, que tem um jeito especial para negócios e vende os sapatos ruins que os outros artesãos fabricam. Acontece que Mossop ganha muito pouco e Maggie literalmente não recebe uma libra, apesar de dedicar seus melhores anos ao negócio do seu pai. Henry decide que suas duas filhas mais novas, Alice (Daphne Anderson) e Vicky Hobson (Prunella Scales) precisam casar, mas não pensa o mesmo para Maggie, pois quer ela trabalhando para ele. Além disto a considera "passada", pois já fez trinta anos. Então
Maggie toma uma decisão bem ousada, ao pedir Willie em casamento e propôr que ambos deixem a loja de Horatio e abram um negócio próprio, pois ela tem tino para negócios e ele faz sapatos como ninguém.
******1954: Festival de Berlín: Urso de Ouro*****
Informações: artelanternamagica@gmail.com
Disponível com legendas em Português
CHARLES LAUGHTON (1899-1962)
Charles Laughton nasceu a 1 de Julho de 1899, em Scarborough, Yorkshire, Inglaterra, UK, e faleceu a 15 de Dezembro de 1962, em Hollywood, Los Angeles, Califórnia, EUA, vítima de cancro. Sepultado no Forest Lawn, Hollywood Hills, Los Angeles, no “Court of Remembrance”.
Filho de Robert Laughton e Elizabeth Conlon, hoteleiros, começou a trabalhar com os pais a partir de 1915, sendo recrutado para a I Guerra Mundial, onde serviu numa unidade de bicicletas. Estudou depois na Royal Academy of Dramatic Art, em Londres, estreando-se no palco em 1926. Criou uma companhia produtora de filmes, juntamente com Erich Pommer, a Mayflower Pictures Corp. (1937). Encontra Elsa Lanchester, actriz, com quem casa em 1929 e com quem vive até à morte, apesar de ser notoriamente homossexual. Partiu para a América, tendo-se naturalizado cidadão americano em 1950. Tornou-se um actor com reputação firmada dos dois lados do Atlântico, quer como actor de teatro, cinema e televisão, quer como dramaturgo e escritor, como encenador e realizador (“A Sombra do Caçador” bastou para o colocar entre os nomes maiores da realização mundial).
Senhor de um físico respeitável, serviu-se dele de forma magnífica para criar papéis inesquecíveis, como “A Vida Privada de Henrique VIII” (1933, que lhe valeu um Oscar), “Rembrandt” (1936), “I, Claudius” (1937), “Revolta na Bounty” (1935), “Mister Ginger no Pacífico” (1938), “Olhos na Noite” (1948), “Nossa Senhora de Paris” (1950) “Testemunha de Acusação” (1957) ou “Tempestade Sobre Washington” (1962).
Se como actor a sua estatura é enorme, como realizador de um único filme, tornou-se uma lenda, apesar de não ter sido muito bem recebido na altura da sua estreia. Mas 1955 era um ano difícil, Laughton estava entre os homens de cinema e teatro olhado com ostracismo pela Comissão das Actividades Anti-Americanas, e a natureza do seu filme não ajudou muito. Mas pouco tempo depois ganhava estatuto de obra-prima e de obra de culto.
Filmografia:
Como realizador:
1950: 1950: The Man on the Eiffel Tower (O Homem da Torre Eiffel), de Burgess Meredith, Charles Laughton e Irving Allen, segundo o romance “La Tête de l'Homme”, de Georges Simenon EUA/ FR
1955: The Night of the Hunter (A Sombra do Caçador)
Como actor
1928: Daydreams, de Ivor Montagu (curta-metragem) UK
1928: Blue Bottles, de Ivor Montagu (curta-metragem) UK
1928: The Tonic (curta-metragem) UK
1929: Piccadilly, de Arnold Bennett UK
1930: Wolves, de Albert de Courville (curta-metragem) UK
1931: Down River, de Peter Godfrey UK
1932: Payment Deferred, de Lothar Mendes EUA
1932: The Old Dark House (A Velha Casa Sombria), de James Whale
1932: The Sign of the Cross (O Sinal da Cruz), de Cecil B. DeMille
1932: Devil and the Deep (Entre Duas Águas), de Marion Gering
1932: If I had a Million (Se Eu Tivesse Um Milhão), de James Cruze, H. Bruce Humberstone, Ernst Lubitsch, Norman Z. McLeod, Lothar Mendes, Stephen Roberts, William A. Seiter e Norman Taurog
1933: Island of Lost Souls (A Ilha das Almas Selvagens), de Erle C. Kenton
1933: The Private Life of Henry VIII (A Vida Privada de Henrique VIII), de Alexander Korda UK
1933: White Woman, de Stuart Walker
1934: The Barretts of Wimpole Street (As Virgens de Wimpole Street), de Sidney Franklin
1935: Les Misérables, de Richard Boleslawski
1935: Mutiny on the Bounty (Revolta na Bounty), de Frank Lloyd
1935: Ruggles of Red Gap (O Extravagante Senhor Ruggles), de Leo McCarey
1936: Rembrandt (Rembrandt), de Alexander Korda UK
1937: I, Claudius, de Denis Kavanagh e Josef von Sternberg (inacabado) UK
1938: Vessel of Wrath ou The Beachcomber (Mister Ginger no Pacífico), de Erich Pommer UK
1938: St. Martin's Lane ou Sidewalks of London (Ilusões Perdidas) de Tim Whelan UK
1939: The Hunchback of Notre Dame (Nossa Senhora de Paris), de William Dieterle
1939: Jamaica Inn (A Pousada da Jamaica), de Alfred Hitchcock UK
1940: They Knew What They Wanted (O Outro), de Garson Kanin
1941: It Started with Eve (Noiva de Ocasião), de Henry Koster
1942: Tales of Manhattan (Seis Destinos), de Julien Duvivier
1942: Stand By for Action ou Cargo of Innocents (Torpedeado!), de Robert Z. Leonard
1942: The Tuttles of Tahiti (Náufragos de Tahiti), de Charles Vidor
1943: The Man From Down Under, de Robert Z. Leonard
1943: Vivre libre (Esta Terra é Minha) de Jean Renoir
1943: Forever and a Day (Para Sempre e Mais um Dia), de René Clair, Edmund Goulding, Cedric Hardwicke, Frank Lloyd, Victor Saville, Robert Stevenson e Herbert Wilcox
1944: The Suspect (Eu Matei!), de Robert Siodmak
1944: Le Fantôme de Canterville (Fantasmas à Solta), de Jules Dassin e Norman Taurog
1944: Passport to Destiny, de Ray McCarey (só aparece uma fotografia de CL)
1945: Captain Kidd (O Capitão Kidd), de Rowland V. Lee
1946: Because of Him (Por Causa Dele), de Richard Wallace
1947: Galileo ou Leben des Galilei, de Ruth Berlau e Joseph Losey (curta-metragem)
1948: On Our Merry Way (Tudo Pode Acontecer), de Leslie Fenton, King Vidor, John Huston, George Stevens (os dois últimos não creditados) (cenas cortadas)
1947: The Paradine Case (O Caso Paradine), de Alfred Hitchcock
1948: The Big Clock (Olhos na Noite), de John Farrow
1948: The Girl from Manhattan (O Anjo, o Diabo e o Amor), de Alfred E. Green
1948: Arch of Triumph (O Arco do Triunfo), de Lewis Milestone
1949: The Bribe (Veneno dos Trópicos de Robert Z. Leonard
1950: The Man on the Eiffel Tower (O Homem da Torre Eiffel), de Burgess Meredith, Charles Laughton e Irving Allen EUA/ FR
1951: The Blue Veil (O Véu Azul), de Curtis Bernhardt
1951: The Strange Door (O Castelo Maldito), de Joseph Pevney
1952: O. Henry's Full House (Páginas da Vida), de Henry Hathaway, Howard Hawks, Henry King, Jean Negulesco e Henry Koster (qu dirige o episódio “The Cop and the Anthem” onde aparece Laughton e Marilyn Monroe
1952: Abbott and Costello Meet Captain Kidd (Encontro com o Capitão Kidd), de Charles Lamont
1953: Salome ou Salome, The Dance of the Seven Veils (Salomé), de William Dieterle
1953: Young Bess (Amor de Rainha), de George Sidney
1953: This Is Charles Laughton (série de TV)
1954: Hobson's Choice (As Filhas do Sr. Hobson), de David Lean UK
1956: The Ed Sullivan Show (série de TV)
1956: Ford Star Jubilee (série de TV) episódio “The Day Lincoln Was Shot” (narrador)
1957: Witness for the Prosecution (Testemunha de Acusação), de Billy Wilder
1957-1959: General Electric Theater (série de TV) episódios “The Last Lesson”, “A New York Knight”, “Mr. Kensington's Finest Hour”
1958: Studio 57 (série de TV) episódio “Stopover in Bombay”
1959: On Trial (TV series)
1959: A Midsummer Night's Dream (telefime)
1960: Spartacus (Spartacus), de Stanley Kubrick
1960: Under Ten Flags (Sob Dez Bandeiras), de Duilio Coletti EUA/IT
1960: Wagon Train (série de TV) episódio “The Albert Farnsworth Story”
1960: Playhouse 90 (série de TV) episódio “In the Presence of Mine Enemies”
1961: Checkmate (TV series) episódio “Terror from the East”
1962: Advise and Consent (Tempestade Sobre Washington), de Otto Preminger
Teatro
Como actor
1926: The Revizor (O Inspector Geral), de Nicolas Gogol UK
1928: Alibi, adaptação teatral de The Murder of Roger Ackroyd, de Agatha Christie. Primeira
Aparição no teatro do detective Hercule Poirot.
1931: Payment Deferred, adaptação teatral de C. S. Forester EUA
1932: The Fatal Alibi adaptação teatral The Murder of Roger Ackroyd, de Agatha Christie, agora nos palcos de NI
1947: Galileo, de Bertolt Brecht
1950: The Cherry Orchard (O Cerejal) de Anton Tchekhov
1951 e 1952: Don Juan in Hell, de George Bernard Shaw
1956 e 1957: Major Barbara, de George Bernard Shaw
1959: King Lear, de William Shakespeare
Encenações:
1932: The Fatal Alibi
1951 e 1952: Don Juan in Hell
1953: John Brown's Body, de Stephen Vincent Benét
1954 à 1955: The Caine Mutiny, adaptação teatral de Herman Wouk
1956 e 1957: Major Barbara, de George Bernard Shaw