O blog Arte Lanterna Mágica proporciona aos colecionadores e aficcionados da sétima arte, enriquecimento cultural, deleite e estudo das obras primas do Cinema Mundial até agora inéditas no Brasil.
Não Deixe de Consultar-nos !!!!

----

*

"A maior parte das pessoas é tão feliz quanto resolve ser." ..............O homem é do tamanho do seu sonho..........As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

domingo, 22 de abril de 2018

Uma Canção de Vida e Morte (Gloomy Sunday - Ein Lied von Liebe und Tod) - Rolf Schübel - 1999



Direção: Rolf Schübel   
Ano: 1999
País: Hungria, Alemanha   
Gênero: Romance, Drama   
Duração: 112 min. / cor
Título Original: Gloomy Sunday - Ein Lied von Liebe und Tod
Título em inglês: Gloomy Sunday

Elenco:
Erika Marozsán, Joachim Król, Ben Becker, Stefano Dionisi, András Bálint, Géza Boros, Rolf Becker, Ilse Zielstorff, Ferenc Bács, Júlia Zsolnai     


Sinopse:
Nos anos 30, em Budapeste, uma garçonete conquista a paixão de um judeu e um oficial nazista.
 "Domingo Sombrio" ou "Gloomy Sunday" que conhecemos hoje baseia-se na letra do poeta húngaro László Jávor e do compositor húngaro e pianista, Rezső Seress, que no original tinha sua própria letra que foi substituída por versões "amenas".

Vege um Világnak (O Fim do Mundo), por Rezső Seress (partitura para piano) - Escute o original só piano e cantada em húngaro. A música, chamada em inglês "Gloomy Sunday" alcançou popularidade na voz de Billie Holiday para depois ser cantadas por uma lista imensa de artistas. Se prestando a ser cantada por Björk no evento fúnebre em memória de Alexander McQueen numa versão mais próxima da letra original. Um dia, quem sabe, alguém terá coragem de cantar a letra original da assombrosa melodia?

"Gloomy Sunday chegou à América em 1936 e, graças a uma brilhante campanha publicitária, ficou conhecida como "A Canção Húngara do Suicídio". Supostamente, depois de a ouvirem, amantes perturbados seriam compelidos a saltar da primeira janela que encontrassem, mais ou menos como os investidores depois de Outubro de 1929; ambas as histórias são em grande parte mitos urbanos." Michael Brooks, em notas de capa de um conjunto de 10 CDs "Lady Day – the Complete Billie Holiday on Columbia" (1933–1944).

Antes de Billie Holiday, "Gloomy Sunday" foi gravada por Paul Whiteman e Johnny Hauser em 1936. Uma versão igualmente rara e bela. Lançada sob licença da Creative Commons no Internet Archive.

Os artistas ficam enlouquecidos com essa música e muitos fizeram suas próprias versões, que foram interpretadas para torná-la mais bonita? Não sei. Gosto do original, apesar da voz de Heather Allison Frith me catapultar . "Gloomy Sunday" ganhou também uma versão em inglês de Hal Kemp em 1936, com letra de Sam M. Lewis e gravada no mesmo ano por Paul Robeson, com letra de Desmond Carter, o que chamou a atenção da diva Billie Holiday que a gravou em 1941.
http://luzdeluma.blogspot.com.br/2012/04/domingo-sombrio.html

*

Arquivo do blog (Todos Os Filmes)

//

Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site.
Se continares navegando consideramos que aceita seu uso. Entendi Mais informações