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08 julho, 2020

O Gabinete do Dr. Caligari (Das Kabinett des Doktor Caligari )Robert Wiene - 1920

Título No Brasil: O Gabinete do Dr. Caligari 
Título Original : Das Kabinett des Doktor Caligari 
Ano produção :1920
Dirigido por: Robert Wiene
Estreia  Mundial : 26 de Fevereiro de 1920 
Duração: 71 minutos
Gênero: Terror
Países de Origem: Alemanha

Werner Krauss------------- Dr. Caligari.
Conrad Veidt ----------------------------Cesare
Friedrich Feher---------------- Francis
Hans Heinrich von Twardowski ---------------Alan
Lil Dagover------------- Jane Olsen


Num pequeno vilarejo da fronteira holandesa, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Krauss), chega acompanhado do sonâmbulo Cesare (Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite, Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari


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Spoiler:
O Gabinete do Dr. Caligari O conteúdo criado pela comunidade sobre este tópico também está disponível Tradução automática Contribuir Este artigo é sobre o filme de 1920. Para outros usos, consulte The Cabinet of Dr. Caligari (desambiguação) . O Gabinete do Dr. Caligari (em alemão : Das Cabinet des Dr. Caligari ) é um filme de terror mudo alemão de 1920, dirigido por Robert Wiene e escrito por Hans Janowitz e Carl Mayer . Considerado o trabalho por excelência docinema expressionista alemão , conta a história de um hipnotizador insano ( Werner Krauss ) que usa um sonâmbulo ( Conrad Veidt) para cometer assassinatos. O filme apresenta um estilo visual sombrio e distorcido, com formas pontiagudas, linhas oblíquas e curvas, estruturas e paisagens que se inclinam e se torcem em ângulos incomuns, e sombras e faixas de luz pintadas diretamente nos sets. O Gabinete do Dr. Caligari O Gabinete do Dr. Caligari poster.jpg Cartaz de lançamento teatral Dirigido por Robert Wiene Escrito por Carl Mayer Hans Janowitz Estrelando Werner Krauss Conrad Veidt Friedrich Fehér Lil Dagover Hans Heinz v. Twardowski Rudolf Lettinger Cinematografia Willy Hameister Distribuído por Decla-Bioscop Data de lançamento 26 de fevereiro de 1920 (Alemanha) Tempo de execução 74 minutos País República de Weimar Língua Filme mudo Legendas em alemão Despesas US $ 12.371 [a] Bilheteria US $ 4.713 [2] O roteiro foi inspirado em várias experiências da vida de Janowitz e Mayer, ambos pacifistas que ficaram desconfiados de autoridade após suas experiências com os militares durante a Primeira Guerra Mundial . O filme faz uso de uma trama , com um prólogo e um epílogo que, em uma reviravolta , revelam que a narrativa principal é na verdade a ilusão de um louco. Janowitz afirmou que este dispositivo foi imposto aos escritores contra sua vontade. O design do filme foi tratado por Hermann Warm , Walter Reimann e Walter Röhrig , que recomendaram um estilo gráfico fantástico ao invés de um naturalista. O filme tematiza a autoridade brutal e irracional. Escritores e estudiosos argumentaram que o filme reflete uma necessidade subconsciente na sociedade alemã de um tirano, e é um exemplo da obediência da Alemanha à autoridade e da falta de vontade de se rebelar contra a autoridade perturbada. Alguns críticos interpretaram Caligari como representando o governo de guerra alemão, com Cesare simbolizando o homem comum condicionado, como soldados, a matar. Outros temas do filme incluem o contraste desestabilizado entre insanidade e sanidade, a percepção subjetiva da realidade e a dualidade da natureza humana. O Gabinete do Dr. Caligari foi lançado no momento em que as indústrias cinematográficas estrangeiras estavam diminuindo as restrições à importação de filmes alemães após a Primeira Guerra Mundial, e por isso foi exibido internacionalmente. As contas diferem quanto ao seu sucesso financeiro e crítico após o lançamento, mas críticos e historiadores de filmes modernos o elogiaram amplamente como um filme revolucionário. O crítico Roger Ebert o chamou indiscutivelmente de " o primeiro filme de terror verdadeiro " [3], e o revisor Danny Peary o chamou de primeiro filme cult do cinema e precursor de filmes de arte.. Considerado um clássico, ajudou a chamar a atenção mundial para o mérito artístico do cinema alemão e teve uma grande influência nos filmes americanos, particularmente nos gêneros de horror e filme noir . Conteúdo Enredo Enquanto Francis ( Friedrich Fehér ) se senta em um banco com um homem mais velho que reclama que os espíritos o afastaram de sua família e casa, uma mulher atordoada chamada Jane ( Lil Dagover ) passa por eles. Francis explica que ela é sua "noiva" e que eles sofreram uma grande provação. A maior parte do resto do filme é um flashback da história de Francis, que se passa em Holstenwall, uma sombria vila de prédios retorcidos e ruas em espiral. Francis e seu amigo Alan ( Hans Heinz v. Twardowski ), que competem de bom humor pelos afetos de Jane, planejam visitar a feira da cidade. Enquanto isso, um homem misterioso chamado Dr. Caligari ( Werner Krauss) pede uma autorização do rude funcionário da cidade para apresentar um espetáculo na feira, que apresenta um sonâmbulo chamado Cesare ( Conrad Veidt ). O funcionário zomba e repreende Caligari, mas finalmente aprova a permissão. Naquela noite, o funcionário é encontrado esfaqueado até a morte em sua cama. Na manhã seguinte, Francis e Alan visitam o espetáculo de Caligari, onde ele abre uma caixa de caixão para revelar o Cesare adormecido. Por ordem de Caligari, Cesare acorda e responde a perguntas da platéia. Apesar dos protestos de Francis, Alan pergunta: "Quanto tempo vou viver?" Para o horror de Alan, Cesare responde: "Até o amanhecer". Mais tarde naquela noite, uma figura invade a casa de Alan e o esfaqueia até a morte em sua cama. Um pesaroso Francis investiga o assassinato de Alan com a ajuda de Jane e seu pai, o Dr. Olsen (Rudolf Lettinger), que obtém autorização da polícia para investigar o sonâmbulo. Naquela noite, a polícia prendeu um criminoso na posse de uma faca ( Rudolf Klein-Rogge) que é pego tentando matar uma mulher idosa. Quando questionado por Francis e pelo Dr. Olson, o criminoso confessa que tentou matar a mulher idosa, mas nega qualquer participação nas duas mortes anteriores; ele estava apenas aproveitando a situação para desviar a culpa do verdadeiro assassino. À noite, Francis espia Caligari e observa o que parece ser Cesare dormindo em sua caixa. No entanto, o verdadeiro Cesare entra furtivamente na casa de Jane enquanto ela dorme. Ele levanta uma faca para esfaqueá-la, mas a sequestra depois de uma luta, arrastando-a pela janela para a rua. Perseguido por uma multidão enfurecida, Cesare finalmente deixa Jane e foge; ele logo cai e morre. Francis também confirma que o criminoso pego foi trancado e não poderia ter sido o atacante. Francis e a polícia investigam o show de Caligari e percebem que o "Cesare" dormindo na caixa é apenas um boneco. Caligari escapa na confusão. Francis segue e vê Caligari atravessar a entrada de um manicômio. Após uma investigação mais aprofundada, Francis fica chocado ao saber que Caligari é o diretor do asilo. Com a ajuda da equipe de asilo, Francis estuda os registros e o diário do diretor enquanto o diretor está dormindo. Os escritos revelam sua obsessão pela história de um místico do século 18 chamado Caligari, que usou um sonâmbulo chamado Cesare para cometer assassinatos em cidades do norte da Itália. O diretor, tentando entender o Caligari anterior, experimenta um sonâmbulo admitido no asilo, que se torna seu Cesare. O diretor grita: "Eu devo me tornar Caligari!" Francis e os médicos chamam a polícia para o escritório de Caligari, onde mostram o cadáver de Cesare. Caligari ataca um dos funcionários. Ele é subjugado, contido em uma camisa de força e se torna um preso em seu próprio asilo. A narrativa volta ao presente, onde Francis conclui sua história. Em uma reviravolta , Francis é descrito como um recluso de asilo. Jane e Cesare também são pacientes; Jane acredita que é uma rainha, enquanto Cesare não é um sonâmbulo, mas acordado, quieto e não visivelmente perigoso. O homem a quem Francis se refere como "Dr. Caligari" é o diretor de asilo. Francis o ataca e é contido em uma camisa de força, depois colocado na mesma cela em que Caligari estava confinado na história de Francis. O diretor anuncia que, agora que entende a ilusão de Francis, está confiante de que pode

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