Direção: Richard Brooks
Ano: 1965
País: Inglaterra, Estados Unidos
Gênero: Aventura, Drama
Elenco:
Peter O'Toole, James Mason, Curt Jurgens, Eli Wallach, Jack Hawkins, Paul Lukas, Akim Tamiroff, Daliah Lavi, Jack MacGowran, Christian Marquand
Sinopse:
James Burke (Peter O'Toole) é marinheiro de um navio a vapor, parte da Marinha Mercante Inglesa na Era Vitoriana. Por sua competência, ele rapidamente é promovido a segundo oficial. Só que durante um furacão, Burke covardemente abandona o navio, deixando a tripulação e os passageiros para se afogarem. Quando o navio não afunda, e as pessoas são resgatadas por um navio francês, o ato de Burke é descoberto e a carreira dele arruinada. Desacreditado, o fardo de sua má reputação o persegue. O marinheiro tenta se redimir, não somente perante a marinha britânica, mas também frente a si mesmo. Ele, então, se junta a uma tribo no Oriente - que o chama de Lord Jim - contra um governante mal-intencionado, O General (Eli Wallach), esperando ter o destino vergonhoso que merece: morrer em uma luta que não é sua.
Informações: artelanternamagica@gmail.com
Disponível com legendas em Português
Origem literária
Lord Jim foi uma adaptação não exata do romance homônimo do autor Joseph Conrad.
Locações
Lord Jim foi filmado em Camboja e Hong Kong.
Acordos para as filmagens
De acordo com Douglass Daniel, o escritor da biografia do diretor Richard Brooks, embora o governo cambojano nunca tenha exigido qualquer aprovação de roteiro, uma condição de seu acordo para permitir as locações de filmagens na conturbada nação seria que a produtora do filme construísse uma adição de 45 quartos para um hotel já existente perto das famosas ruínas de Angkor Wat, a um custo de 600 mil dólares, a partir do orçamento de US$ 9 milhões.
Outra opção
Em 1963, Paul Newman foi o principal ator cogitado para viver o protagonista.
Auxílio linguístico
Dith Pran, um jornalista correspondente do The New York Times, que foi tema do filme Os Gritos do Silêncio (1984) por ter sido vítima do terrível regime dos Kramer Vermelho, trabalhou com a equipe de Lord Jim como tradutor, em Camboja.
Uma parte importante da equipe
Em seu livro, To The End Of Hell, Denise Affonço observa que seu falecido marido Phou Teang Seng - vítima do regime Kramer Vermelho - trabalhou em Lord Jim como gerente de palco e foi responsável por cuidar do refeitório de toda a equipe. Denise passou um mês no set na cidade Siem Reap, em Camboja, quando estava grávida de seu filho, Jean-Jacques.
Fracasso?
Depois da recepção morna que o filme teve, especialmente por seu próprio desempenho de protagonista, o um dia estusiasmado Peter O'Toole declarou: "Foi um erro e eu cometi esse erro, porque eu fui conservador e não saí da minha zona de conforto. E dessa forma o fracasso acontece".
Remake
Lord Jim é a segunda adaptação da obra de Joseph Conrad, a primeira foi o filme mudo preto-e-branco Maldição Gloriosa (1925).