O blog Arte Lanterna Mágica proporciona aos colecionadores e aficcionados da sétima arte, enriquecimento cultural, deleite e estudo das obras primas do Cinema Mundial até agora inéditas no Brasil.
Não Deixe de Consultar-nos !!!!

----

*

"A maior parte das pessoas é tão feliz quanto resolve ser." ..............O homem é do tamanho do seu sonho..........As mais lindas palavras de amor são ditas no silêncio de um olhar.

domingo, 2 de maio de 2010

O Espelho (Ayneh/The Mirror) Jafar Panahi -- 1997



 

Ficha Técnica:
Gênero: Drama
Diretor: Jafar Panahi
Duração: 90 minutos
Ano de Lançamento: 1997
País de Origem: Irã
Idioma do Áudio: Persa 


Elenco:
Mina Mohammad Khani
Kazem Mojdehi
Naser Omuni
M. Shirzad
T. Samadpour 


Sinopse:
Uma garotinha, com um braço engessado, espera no portão da escola que sua mãe venha buscá-la após o termino da aula. Mas a mãe se atrasa, todas as crianças vão embora e a filha cansada de esperar, ali sozinha, decide partir pela cidade atrás do caminho de casa. É de maneira dócil e pueril que a câmera acompanha a menina e os pequenos personagens que são inseridos pela sua jornada. O diretor Jafar Panahi (O Círculo/O Balão Branco) prende-se a minuciosidades, não tem pressa em fechar um ciclo nem que precise voltar nele lentamente e inúmeras vezes para concluí-lo.
Um senhor que trava uma batalha incansável para atravessar a rua, uma senhora reclamando da família que não a trata bem, uma mulher lendo a mão de outras mulheres no ônibus. Alguns desses personagens vão e voltam até que seus esquetes sejam encerrados, aliás, no começo do filme a garota parece que será apenas o argumento para que Panahi trate do cotidiano, abordando temas como o tratamento islâmico exclusivista com as mulheres. Pegando entre outros exemplos a divisão existente dentro dos ônibus no Irã onde homens e mulheres ficam em espaços separados. Outro aspecto recorrente é o transito caótico que parece insolucionável (tema que já abordou em outros filmes), o desrespeito com pedestres, idosos e crianças.



Informações : artelanternamagica@gmail.com       
Disponível com legendas em português

*

Arquivo do blog (Todos Os Filmes)

//

Usamos cookies próprios e de terceiros que entre outras coisas recolhem dados sobre seus hábitos de navegação para mostrar publicidades personalizadas e realizar análises de uso de nosso site.
Se continares navegando consideramos que aceita seu uso. Entendi Mais informações